6.11.11

ACUPUNTURA E PARALISIA FACIAL

caso clnico acupuntura curitiba

A Paralisia Facial é um distúrbio ou uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial.

A causa da paralisia facial pode ser dividida em: traumática, infecciosa, neoplásica, metabólica, congênita, vascular, tóxica e idiopática.
A paralisia facial de ordem traumática pode acometer os indivíduos sob várias formas, como por exemplo:
  • Objetos cortantes ou perfurantes;
  • Projéteis de arma de fogo na face;
  • Acidentes automobilísticos;
  • Traumas cirúrgicos;
  • Entre outros.
Podemos ter algumas lesões do nervo facial de origem infecciosa, como:          
  • Meningite: com comprometimento da bainha do nervo craniano, as reações inflamatórias ou exsudativas causam paralisia facial.
  • Otite: ocorre compressão, inflamação ou mesmo destruição do nervo facial, pois a otite pode-se apresentar desde uma leve supuração até a necrose dos ossos.
  • Herpes Zoster: ocorre por um processo inflamatório agudo em gânglios sensitivos, o vírus atinge por um processo desconhecido, nervos do mesmo lado de um corpo. Ocorre o aparecimento de vesículas, dores, diminuição sensibilidade e por fim a paralisia do nervo.
As lesões do nervo facial pelas neoplasias podem dar-se por:
  • Compressão do nervo ou destruição do mesmo, devido ao processo neoplásico;
As neoplasias mais comuns são: da glândula parótida, do tronco cerebral e quarto ventrículo, do ângulo ponto cerebelar na base do crânio.
Nas disfunções metabólicas temos:
  • Os diabéticos, por exemplo;
Há dois tipos de paralisias faciais congênitas:
  • Não desenvolvimento dos núcleos celulares pontinos, que dariam origem às fibras do nervo facial.
  • Paralisia facial do tipo "Heller", que consiste na não formação do pavilhão da orelha e outras estruturas circunvizinhas.
A nível vascular:
  • Bloqueio na circulação arterial que nutre o nervo pode causar a paralisia facial.
TRATAMENTO COM ACUPUNTURA
O tratamento com acupuntura vai ter um resultado proporcional à rapidez com que o paciente procurar um acupunturista.
Quanto mais cedo o paciente procurar o atendimento, mais rápida será a melhora.
Diferentemente de outros tratamentos mais convencionais, a acupuntura traz resultados já na primeira sessão. É comum ver pacientes totalmente recuperados com poucas sessões de acupuntura desde que comece cedo o tratamento.
O atendimento é rápido; não passa de 40 minutos, não causa dores ou desconforto, trabalha a parte lesionada da face e equilibra a parte sadia do rosto.
O estímulo causado pelas agulhas de acupuntura em outras palavras, faz com que o cérebro entenda que precisa voltar a nutrir aquela região que momentaneamente está desguarnecida de sangue e de seus eventuais nutrientes. É como se lembrássemos ao cérebro que a outra parte da face também existe e que precisa de movimento.
Como a paralisia facial é uma sensação extremamente desagradável, é comum também o paciente ficar tenso. Nestes casos, a acupuntura contribui ajudando no relaxamento globalizado do paciente contribuindo desta maneira para que o tratamento corra o melhor possível.
Abaixo temos algumas imagens de uma paciente que se permitiu fotografar antes de iniciar seu tratamento e 4 sessões depois. Observem as mudanças.
ACUPUNTURA CURITIBA PARALISIA FACIAL 1
Paciente em seu primeiro dia de tratamento. Repare como o lado direito
de sua face está flácida, caída e sem as linhas de expressão.
ACUPUNTURA CURITIBA PARALISIA FACIAL 2
Ainda no primeiro dia, note o que acontece quando se pede para
que a paciente sorria. O lado direito sequer se move, parecendo que o lado esquerdo é que tem algum problema.
ACUPUNTURA CURITIBA PARALISIA FACIAL 3
Aqui temos a mesma paciente após quatro aplicações de acupuntura.
Note que as linhas labiais estão bem mais contornadas e não há mais queda de um dos lados da face.
ACUPUNTURA CURITIBA PARALISIA FACIAL 4
Aqui temos a paciente sorrindo. Observe que ainda se nota alguma paralisia
do lado direito, mas muito diferente de quando ainda não tinha iniciado o tratamento.
ACUPUNTURA CURITIBA PARALISIA FACIAL 5
Aqui, a paciente no dia que recebeu alta do tratamento em posição normal.
Aqui, a paciente no dia que recebeu alta, agora sorrindo.
CRÉDITO DO TEXTO E DAS FOTOS: DR. ANDRÉ RESENDE – ACUPUNTURISTA, DO SITE  http://www.acupunturaesaude.com.br/  | E-MAIL DO AUTOR:  medichina@gmail.com

NOTA: Não divulgamos a identidade de pacientes ou suas fotografias. Depoimentos de pacientes são mencionados apenas com expressa autorização e são referenciadas apenas as iniciais dos mesmos. Fotografias de casos clínicos mostradas em nosso site são retiradas de livros técnicos e/ou sites na internet para ilustração dos efeitos dos tratamentos. Os créditos das fotos são mencionados junto das mesmas. (Código de Ética e Conduta Empresarial Eidos Acupuntura Curitiba - Item III letra h)

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.